Proatividade

Devemos ser proativos. A melhor definição para esse termo é: tudo que está ao seu redor é responsabilidade sua. Ou seja, é o fim da procura dos culpados por aquilo que deu errado. O primeiro acusado da lista é você mesmo. Se algo perto de mim deu errado, eu sou culpado também.

Muitas pessoas não se sentem responsáveis por aquilo que participam, é como se nunca fosse responsabilidade dela, não se importam com os fracassos que ocasionalmente acontecem em sua vida, família, trabalho ou igreja. Para elas melhor é criticar. É como se visse o prato caindo da mesa e não estendesse a mão para apara-lo pois não foi ela quem os colocou lá. É ver o papel no chão e não pega-lo para jogar no lixo, pois não foi ele que deixou cair.

proatividade-2.jpg

É possível assumir responsabilidades pelo contexto que o cerca e se colocar à disposição para não ser uma testemunha passiva do problema atual, mas ser um personagem ativo em sua possível solução. É culpa dos outros, culpa do diabo, culpa do líder, culpa da igreja, culpa do governo, são os outros que o impedem de vencer. Deixar de culpar os outros pelos seus insucessos e entender que a culpa primeiramente é sua.
Quando o projeto é dele, se esforça e tenta ir adiante. Mas quando o projeto é do outro, não se engaja e nem tenta. É egoísta. Só se empenha quando é dele, quando é do outro faz o mínimo. A questão é que aquele que não se engaja no projeto dos outros, dificilmente conseguirá engajamento para o seu. Se é dando que se recebe, esse nunca terá seguidores.

O proativo é apoiador, pois visa o bem comum. Não está preocupado em ser a frente e idealizador do projeto, mas antes se coloca como coparticipante de todos e procura o sucesso sem reconhecimento. Aquele que só se empenha em seus projetos pessoais e os que lidera demonstra que está pensando somente em si, quer o topo e não a base, desdenha da construção e sonha viver os louros da vitória.

Aquele que não é base, nunca chegará ao topo. Ninguém nasce tenente (pelo menos deveria ser assim), todos devem começar como soldado, depois cabo, sargento e tenente. É uma carreira, onde se começa pelas funções operacionais. Começamos apoiando o trabalho dos outros e teremos futuramente apoio dos outros.

A inquietação de uma pessoa diante de um contexto com problemas demonstra a capacidade dela de ir além e um dia comandar equipes. Mas se ela não se incomoda com os problemas ao seu redor, só demonstra a incapacidade de fazer mais do que faz, e não receberá mais do que ganha atualmente. O proativo não precisa que alguém lhe mande fazer, ele é uma pessoa decidida a resolver. Sua mente está ativa e ligado ao ambiente. Não é uma vítima do ambiente, mas um herói dele.

O reconhecimento segue os proativos, porque esse vem pelas atitudes positivas e não por falas do que vai fazer. Muito melhor que ter em uma empresa uma pessoa de grandes discursos e ter alguém que faz mais do que fala. A fama positiva é mais fortemente construída sobre realizações e não sobre palavras.

Se a partir de hoje você entendesse que tudo que está ao seu redor é responsabilidade sua? A partir de agora todos os problemas que sua empresa está participando devem contar com a sua participação para resolver, ou seja, irá estudar e se empenhar para resolver o que está acontecendo. As brigas familiares e divisões vão contar com sua participação pacifica para resolve-las. Os problemas dos seus filhos são problemas seu e não descansará enquanto não ajudar a resolve-los, trocará qualquer atividade de laser em prol de estar com eles e ajuda-los. Caso seu casamento esteja passando por um momento difícil, você tomará a primeira atitude para restaura-lo. Os projetos da igreja contarão com sua pronta participação. As pessoas que estão inseridas no seu dia a dia, caso estejam passando por dificuldades contarão com suas orações, apoio e conselhos (caso seja capaz de aconselhar). Se ver um papel no chão se levará para pegar e jogar no lixo. Se algo estiver para dar errado se levantará e evitará. Ajudará pessoas no meio na rua e estará sempre alerta para fazer o que é certo. Estará disposto e alerta com os problemas que o cercam e o quanto antes buscará resolver.

Talvez é isso que sempre esperou que outros fizessem. Talvez é isso que muitos esperam que você faça.

Trecho do livro que estou escrevendo “Meu Mindset”
Saiba mais sobre mim em www.maisconsistente.com.br

Compartilhe...
Compartilhe com os amigos...
Moisés Nogueira de Faria
Escritor e Blogueiro

Deixar uma Mensagem de Resposta