SE DEUS FOSSE CHEFE, ELE DARIA UM PAGAMENTO, ELE NOS DÁ UMA HERANÇA, POIS SOMOS FILHOS

DSC_4656

 

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém. (Colossenses 3:23-25)

A palavra herança aparece mais de 300 vezes na Bíblia. Desde o antigo ao novo, muitas vezes essa palavra foi usada como aquilo que receberíamos de Deus. As recompensas nunca foram vinculadas ao mérito ou meta, mas a uma herança dada por Deus.

Herança é um termo usado para indicar a transferência de bens, direitos e dívidas de alguém para sua sucessão. Um pai tem filhos, quando ele morre, os filhos herdam os bens, direitos, dividas. Salvo algumas situações, o normal é assim.

Deus muitas vezes é citado como um pai e nós os seus filhos. Primeiramente os judeus, filhos legítimos, e depois os gentios (outros povos) como enxertados na família divina. O sonho de Deus nunca foi constituir uma empresa, uma organização ou instituição, mas uma grande família.

Hoje um dos grandes temas abordados em muitas igrejas é a paternidade de Deus, ou seja, a igreja é parte da família celestial e todos nós deveríamos buscar alinharmos as nossas vidas com a paternidade de Deus. Grande parte dos nossos problemas estão correlacionados à falta de capacidade de se relacionar com Deus.

Pois um homem pode realizar o seu trabalho com sabedoria, conhecimento e habilidade, mas terá que deixar tudo o que possui como herança para alguém que não se esforçou por aquilo. Isso também é um absurdo e uma grande injustiça. Que proveito tem um homem de todo o esforço e de toda a ansiedade com que trabalha debaixo do sol? (Eclesiastes 2:21,22)

Vimos muitas vezes isso em nossa sociedade. Certas pessoas constroem grandes patrimônios e seus filhos que não se esforçaram recebem facilmente tudo que foi conquistado. Por isso vemos jovens andando de carrões, viajando para o exterior e usufruindo de uma boa vida sem ao menos saber o que é acordar cedo ou trabalhar o dia todo.

O pai conquista e o filho herda. Geralmente a história de alguém não começa nela, mas nas gerações passadas. Um dos seus antepassados fez algo muito certo ou muito errado e isso rendeu algo que foi transferido como herança, boa ou má.

Estranhamente o rei Salomão não achava justo isso. Acreditasse que era por causa da sua falta de relacionamento com seu filho, o Roboão. Ele não amava seu filho por isso não queria lhe deixar suas riquezas. Diferentemente de Davi que não se preocupou com a herança deixada aos seus filhos. A sua herança foi muito além da física, mas existia uma grande benção espiritual que foi repassada aos seus descendentes. Por seus filhos e gerações futuras ele orou e pediu a Deus a mais preciosa das heranças.

“Tu, meu Deus, revelaste a teu servo que formarás uma dinastia para ele. Por isso teu servo achou coragem para orar a ti. Ó Senhor, tu és Deus! Tu fizeste essa boa promessa a teu servo. Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença; pois o que tu, Senhor, abençoas, abençoado está para sempre”. (1 Crônicas 17:25-27)

Davi providenciou uma herança espiritual para suas descendências, ele pediu a Deus que a Presença dele estivesse em sua família de geração em geração. Na herança de Salomão, muito além de dinheiro e riquezas, ele recebeu a Presença e conhecimento. Sua vida foi prospera devido ao que seu pai construiu. Davi foi pai do homem mais bem-sucedido de todos os tempos, então devemos entender que sua herança foi boa. Quando analisamos a vida de pessoas muito bem-sucedidas financeiramente como Mark Zuckerberg, Bill Gates, Steve Jobs e outros bilionários, todos eles estudaram em universidades bem-conceituadas, ou seja, sua história teve um alicerce bom de seus pais.

UM BOM PAI DÁ CONHECIMENTO

Quando eu era menino, ainda pequeno, em companhia de meu pai, um filho muito especial para minha mãe, ele me ensinava e me dizia: “Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida. Procure obter sabedoria e entendimento; não se esqueça das minhas palavras nem delas se afaste. Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você. O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo que você possui para adquirir entendimento. (Provérbios 4:3-7)

Sua vontade de adquirir discernimento acima de riqueza e poder fez toda a diferença em sua vida. Diante de Deus e na possibilidade de pedir o que quiser, ele pediu discernimento. Qualquer pessoa normal pediria riquezas e vitória diante dos seus inimigos, o que agradou a Deus foi o seu pedido sábio. Os conselhos de Davi foram uma boa herança.

“O conselho da sabedoria é: procure obter sabedoria; use tudo que você possui para adquirir entendimento. (Provérbios 4:3-7)”

UM BOM PAI DEIXA HONRA EM SUA HERANÇA

E o Senhor cumpriu a sua promessa. Sou o sucessor de meu pai Davi, e agora ocupo o trono de Israel, como o Senhor tinha prometido, e construí o templo em honra do nome do Senhor, o Deus de Israel. (2 Crônicas 6:10)

Davi não pode construir o templo de Deus, mas comprou boa parte do material e deixou instruído Salomão sobre a necessidade de fazê-lo. Deus honrou Salomão por causa da construção do seu templo. O sonho de Davi se realizou em sua sucessão, ela foi honrada e lembrada por esse grande feito.

DSC_4619

Um bom pai planeja uma boa herança aos seus filhos. Quando vemos Davi, ele deu de herança Presença de Deus, conhecimento e honra. Salomão foi muito bem-sucedido com isso, ele se tornou o mais bem-sucedido de todos os tempos através daquilo que recebeu do seu pai. Assim Deus quer fazer conosco, através da sua herança, possamos viver uma vida plena e abundante.

mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos. (Êxodo 20:6)

Aqueles que amam a Deus e guardam os seus mandamentos podem abençoar “até” mil gerações depois. É o que aconteceu com Abraão e nós todos, até hoje recebemos das bênçãos de Abraão.

MAUS FILHOS EXIGEM SUA HERANÇA

Mas nem todos entendem isso. Muitos não conseguem entender porque Deus é tão rico e não distribui logo as suas riquezas aos seus filhos. É a síndrome do filho pródigo, ele quer a sua riqueza agora e já. Ele se julga melhor administrador que o pai e por isso não se contenta a viver com o que está recebendo, esses colocam o dedo na cara do pai e exigem sua herança e o pai os concede.

O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. (Lucas 15:12)

Deus é um ótimo administrador, é sábio e fiel, não distribui erradamente e nem rouba o que é nosso. Melhor nas mãos dele, no tempo certo a receberemos. Mas tem pessoas que são iguais ao filho pródigo, querem usufruir do seu patrimônio (conseguido sem esforço e méritos).

O filho pródigo pegou tudo e foi cuidar da sua vida, viveu irresponsavelmente. Deus é responsável por isso tudo é bem cuidado. Mas tem gente irresponsável e desperdiça tudo. Quem é responsável prefere deixar nas mãos de Deus.

Quando perdeu tudo se lembrou que todos os trabalhadores do seu pai comiam muito bem (sinal de alguém honesto e responsável) então preferiu voltar para sua casa e viver sob a tutela do seu pai.

A PRIMEIRA CITAÇÃO DE HERANÇA NA BÍBLIA

A primeira citação de uma herança herdada foi falada a Abraão:

Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la. (Gênesis 15:7)

Deus fala de uma terra que seria dada por herança. Como assim herança se Abraão não tinha nenhum parente lá? Abraão receberia algo não por mérito ou conquista, mas dada por Deus por sua herança. Ele tem e dá a quem quiser, pois tudo é Dele. Ao falar de herança, ele considera Abraão como um filho. Similarmente a nós, o que receberemos será herança, então estamos sendo classificados como filhos por isso. Somente os filhos de Deus receberão a sua herança.

“mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos. (Êxodo 20:6)”

TEMOS UMA HERANÇA NOS CÉUS

Temos uma herança nos céus.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo. (1 Pedro 1:3-5)

Temos uma herança nos céus, e ela está guardada. Não somente nos céus, ela está acessível a aquela que tem relacionamento com o pai e sabe pedir no tempo certo e apropriadamente. O segredo é saber pedir.

Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. (Lucas 15:31)

Ao irmão do filho prodigo, ele disse: “você sempre está comigo, tudo o que tenho é seu”.

Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres. (Tiago 4:2,3)

Pessoas pedem por motivos errados e por isso não recebem. Mas quem pede pelo motivo certo receberá. Se temos uma grande herança da parte de Deus, que recebemos por ser filhos, o segredo de tudo é ser um bom filho. Fazendo tudo de coração, como se fosse para ele, pois de fato, é para Ele todas as coisas. Consciente que receberemos uma recompensa da herança do Senhor.

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo. Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém. (Colossenses 3:23-25)

“Disse o pai: ‘Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. (Lucas 15:31)”

 

Compartilhe...
Compartilhe com os amigos...
Moisés Nogueira de Faria
Escritor e Blogueiro

Deixar uma Mensagem de Resposta