Parabola dos Talentos e Crescimento Profissional: Gestão de Tempo.

Nesse texto da Parábola dos Talentos, também se fala sobre gestão de tempo, sobre gerir bem o seu tempo. Para esses três colaboradores, foi dada uma nova missão, exigindo que mudassem sua agenda para se adaptar à nova rotina. Isso é muito interessante, pois quando recebemos uma nova missão ou trabalho, precisamos saber abrir mão da nossa programação, reorganizá-la.

Quem tem uma programação muito fixa sofre com isso, pois não é capaz de abrir mão de atividades, muitas vezes de lazer, para desempenhar um trabalho temporário. Era uma atividade temporal que daria muito resultado, muito retorno. O terceiro trabalhador talvez não tenha conseguido entender que seria capaz de resolver e desempenhar bem o trabalho, talvez por sua gestão de tempo. Ele analisou e concluiu que não conseguiria fazer. Enquanto isso, o primeiro provavelmente se reorganizou no seu tempo para trabalhar melhor.

Notamos muitas vezes esse comportamento em relação à igreja. Pessoas preenchem todos os tempos livres com programações e, quando é necessário fazer um trabalho a mais para Deus, não conseguem, argumentando que não é possível.

Horários de lazer e descontração estão bem alocados na sua agenda, e elas não conseguem mudar a programação por um período para desempenhar um trabalho melhor. Nossa agenda precisa ter espaço livre. Saber organizar o tempo é muito necessário para novos trabalhos, estudar, passar tempo de qualidade com a família.

Conheço pessoas que dizem estar sempre ocupadas, vivendo na correria. Isso vira vitimização do tempo: “Eu só vivo na correria, então não consigo fazer nada.” Na verdade, virou padrão. Elas consideram qualquer pausa como correria e usam isso como desculpa, tornando-se vítimas do tempo.

O tempo é sempre um algoz, e elas não podem fazer nada novo porque “não têm tempo”. Pessoas que estão sempre na correria, com o telefone na mão, nunca conseguem falar direito com os outros, mostrando que estão muito ocupadas. Na verdade, isso demonstra péssima gestão de tempo. Não conseguem achar tempo para ler um livro ou fazer outra atividade, mas têm tempo para televisão, celular, cinema. Concluem uma série em uma semana, mas não conseguem ler um livro. Péssima gestão de tempo.

Devemos ter tempo semanal para aprender coisas novas, estudar, ler um livro. Isso é gestão de tempo. Ser capaz de aproveitar uma oportunidade que surge é gestão de tempo. Reorganizar-se para aproveitar uma oportunidade é gestão de tempo. Oportunidades surgirão na sua vida, mas você pode desperdiçá-las porque não consegue reorganizar sua agenda, não sabe abrir mão de atividades secundárias para priorizar algo mais importante.

Quantas pessoas não conseguem ir à igreja porque dizem estar atoladas de trabalho, sem tempo livre, e muitas vezes, até no domingo à noite, acham algo para fazer e não vão à igreja? Tirando aqueles que trabalham por escala e realmente têm essas dificuldades, muitas não conseguem se dedicar a duas horas semanais em comunhão na igreja, mas conseguem dedicar horas assistindo novelas e seriados. Péssima gestão de tempo, que certamente influenciará nos resultados ao longo da vida.

Moisés Nogueira de Faria – @moisesnogueiraoficial

Navegar

Posts Mais Recentes