Enquanto Jesus ainda estava falando, chegou alguém da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga, e disse: “Sua filha morreu. Não incomode mais o Mestre”. 50 Ouvindo isso, Jesus disse a Jairo: “Não tenha medo; tão-somente creia, e ela será curada”. 51 Quando chegou à casa de Jairo, não deixou ninguém entrar com ele, exceto Pedro, João, Tiago e o pai e a mãe da criança. 52 Enquanto isso, todo o povo estava se lamentando e chorando por ela. “Não chorem”, disse Jesus. “Ela não está morta, mas dorme”. 53 Todos começaram a rir dele, pois sabiam que ela estava morta. 54 Mas ele a tomou pela mão e disse: “Menina, levante-se! ” 55 O espírito dela voltou, e ela se levantou imediatamente. Então Jesus lhes ordenou que lhe dessem de comer. 56 Os pais dela ficaram maravilhados, mas ele lhes ordenou que não contassem a ninguém o que tinha acontecido. Lucas 8:49-56
Na história de Jairo, vemos um homem que buscou Jesus para curar sua filha. No entanto, durante a vinda de Jesus, a menina morreu. Disseram a ele: “Não precisa mais incomodar o mestre, ela já morreu.”
Às vezes, você está cheio de convicções, sua fé está intacta, tudo está caminhando bem, e Jesus se mostra favorável em ajudá-lo. Então, alguém vem e joga um balde de água fria em sua fé, trazendo uma notícia pior do que a esperada. Se sua fé era suficiente para curar, imagine a fé necessária para ressuscitar uma pessoa recém-falecida.
Agora, Jairo precisava de mais fé, acreditar ainda mais para que pudesse viver um milagre ainda maior. É essa medida de fé que precisamos ter.
É nisso que eu quero me apegar: quando precisamos de mais fé. O que é a fé? É a certeza daquilo que esperamos, a prova do que não vemos. É quando precisamos ter mais certeza daquilo que esperamos, porque, se não acreditarmos profundamente, não conseguiremos vencer.
O medo.
Jairo enfrentou um inimigo comum a todos nós: o medo. Jesus disse a Jairo para não ter medo, mas acreditar. Se acreditar é a certeza daquilo que esperamos, medo é a consciência do perigo.
Eu imagino o povo saindo da terra prometida, com o faraó vindo atrás. Quem acha que o povo e Moisés não estavam com medo está enganado. O medo não é fraqueza; é a consciência do perigo que enfrentamos.
Dentro de nós existe o conceito do Sistema Nervoso Simpático, que é uma série de reações que o corpo realiza ao se preparar para uma situação de perigo. O coração acelera não porque você é fraco, mas porque há um fluxo de sangue dentro de nós se preparando para uma situação de perigo, estresse, emergência. Então, por mais que não queiramos, o corpo reage instintivamente.
Jesus diz a Jairo: “Não tenha medo, mas creia.” Não sei pelo que você está passando agora, mas entenda que situações de estresse, perigo e emergência podem gerar medo e insegurança sobre o que pode acontecer.
Veja o exemplo de Jairo. Ele encontrou Jesus, que estava a caminho de sua casa, e tudo parecia estar indo bem. No entanto, a notícia da morte de sua filha causou medo. A pergunta é: VOCÊ ESTÁ COM MEDO AGORA? VOCÊ ESTÁ INSEGURO AGORA? VOCÊ TEME PELO FUTURO AGORA?
O verdadeiro amor lança fora todo medo.
“No amor não há medo; ao contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.” 1 João 4:18.
Esse versículo é incrível, pois fala sobre a pessoa que acreditou. Ela confiou em Jesus e está vivendo um tempo de milagre, mas, de repente, mesmo com Jesus, o milagre aparentemente não acontece. Isso pode levar a pensar em castigo ou julgamento. Se estou com Jesus e, mesmo assim, as coisas não acontecem, o problema deve ser comigo.
Quantas pessoas não vivem isso? Quantas passam por essa fase, pensando: “O problema sou eu. Não sou merecedor, não presto, nunca vou dar certo, sou incapaz de fazer as coisas certas, sou um rejeitado.” O texto nos diz que, se ainda perto de Jesus você tem medo, é porque precisa ser aperfeiçoado no amor. Jesus te ama, e suas fraquezas, erros e incapacidades não são empecilhos para o agir de Deus.
O que deve ter passado na cabeça de Jairo? “Jesus veio trazer julgamento, e eu sou o líder da sinagoga. Sou eu quem vai apanhar. Ele nunca vai querer me ajudar de verdade. Ele não vai operar o milagre realmente.”
O que pode estar passando na sua mente agora? “Eu nunca poderei ser ajudado. O que está passando na sua mente que impede Jesus de te ajudar agora? O que você pensa quando Jesus não ajuda imediatamente?”
Quando entrei na igreja, todos falavam sobre ser batizado no Espírito Santo. Tive uma semana de busca, mas não deu certo. O que ficou em minha mente foi: “Eu nunca serei batizado. Não sou a pessoa certa. Nunca viverei isso.” Mas logo depois, aconteceu.
Fé é a certeza daquilo que esperamos
Lembre-se, fé é a certeza daquilo que esperamos. Precisamos lembrar o que Jairo estava vivendo. Jesus estava com ele, assim como está com você. Ele se mostrou favorável em ajudar Jairo e se mostra favorável em ajudar você. Pode não acontecer como você quer, mas vai acontecer.
Não tenha medo; tão-somente creia, e ela será curada.
A fase final é a pior da trajetória. Às vezes, o desafio que você está enfrentando precisa de mais fé para ser vencido. Agora, você tem que enfrentar o medo e, além disso, a incredulidade dos outros. Lembre-se de que, quando Jesus disse o que iria acontecer, as pessoas riram. E isso pode acontecer com você também.
Jairo saiu de casa com sua filha doente, passando mal. Isso já exigia fé. No meio do caminho, alguém veio dizer que ela havia morrido. Veja como nossa fé precisa estar fortalecida. Quando Jairo chegou em casa, encontrou muitas pessoas chorando e lamentando. Ir contra todos é muito difícil.
Incrédulos e o medo novamente
Muitas vezes, você terá que contrariar muitos. A família de Jairo estava lá, assim como seus amigos e conhecidos. Jairo era uma pessoa importante, provavelmente com muitos da sinagoga presentes. Imagine agora a fé necessária. No começo, era um pedido para Jesus em uma emergência. Agora, ao chegar em casa, havia uma multidão.
Primeiro, alguém da casa de Jairo disse que não. Agora, havia uma multidão de pessoas chorando e aceitando o ocorrido. Isso requer muita fé. De um lado, você tem Jesus; do outro, uma multidão sem fé, discordando de Jesus. De que lado você fica?
O que Jesus fez foi maravilhoso. Ele permitiu a entrada apenas daqueles que tinham fé. Você deveria viver assim. Ande com pessoas de fé, compartilhe seus projetos com pessoas de fé, ore com pessoas de fé. Aprenda a incrível arte de ficar calado diante dos incrédulos.
Sua fé será provada. O medo estará ao seu lado, e os incrédulos podem tornar tudo pior.
Moisés Nogueira de Faria – @moisesnogueiraoficial