Parábola dos Talentos e Pressão: Talentos para quem tem capacidade.

Dando a cada um segundo a sua capacidade.” Os talentos foram distribuídos de acordo com a capacidade de cada um. Para quem tem maior capacidade, mais talentos são concedidos.

Se seguíssemos uma lógica humana, talvez déssemos mais talentos àqueles com menor capacidade, buscando equilibrar as coisas. Mas não é assim que funciona. Aquele que tem maior capacidade recebe mais talentos. Ou seja, se você deseja receber mais talentos, deve desenvolver uma maior capacidade.

Quanto maior o preparo, quanto maior a capacidade de suportar a pressão e estar preparado, maior será a quantidade de talentos que você receberá. Isso é incrível. A lógica é clara: as pessoas que parecem ter mais talentos foram preparadas para coisas maiores. Mas, na verdade, segundo esse texto, essas pessoas se prepararam para ter essa capacidade, e os talentos vieram como consequência.

O que é capacidade? É suportar pressão, ter resiliência, e determinação. Para as pessoas que se prepararam dessa forma, é dado mais talento, uma maior quantidade de talentos, para que possam gerenciar o que suportam. Elas se colocaram na posição de fazer mais do que os outros, lutando para realizar um trabalho maior.

E para essas pessoas, mais talentos são concedidos. E após o cumprimento de seu trabalho, mais talentos ainda. Portanto, o segredo não está em buscar talentos, pois isso é dado por Deus.

O segredo é não fugir das batalhas. Estar sempre disposto a enfrentar desafios, pois isso aumentará sua capacidade. E, como o texto ilustra, foi exatamente isso que ele fez.

Por ter maior capacidade, por não fugir dos desafios, ele enfrentou novas batalhas e recebeu mais talentos. Ele conseguiu superar as expectativas e foi recompensado com ainda mais talentos.

Assim, o ciclo continua: quando você luta, corre atrás, não foge dos desafios, se lança na pressão e a suporta, você se prepara para coisas maiores. E Deus faz a parte d’Ele, concedendo talentos para que você possa realizar cada vez mais.

O segredo, então, é buscar desenvolver capacidade. Suportar a pressão, ser resiliente, deixar-se ser moldado e trabalhado. Nesse processo, somos edificados, construídos e preparados para coisas ainda maiores.

Moisés Nogueira de Faria – @moisesnogueiraoficial

Navegar

Posts Mais Recentes