Melhor Maneira de Aprender é Lendo

Melhor Maneira de Aprender é Lendo, Edificado pela leitura , trecho do livro Meu Minset Cristão Empreendedor Descomplicado.

Partindo do princípio de que nascemos ignorantes em todos os assuntos, a nossa vida é uma esponja a se encher de todo tipo de conhecimento, e essas informações constroem o entendimento e a maneira como vemos a vida.

A captação de informações é diretamente determinante da visão que você terá do mundo. Se nascesse em um país do Oriente Médio governado por um regime opressor e numa religião severa, você logo teria um entendimento completamente diferente daquele de quem nasceu em um país tropical e de ambiente democrático. Por fora é um ser humano igual a outro, mas por dentro os seus conceitos são diferentes. O que os tornou diferentes um do outro? As informações provenientes do ambiente, da religião e da sociedade. Não somos moldados pelo ambiente, mas os nossos conceitos sempre serão aderentes aos que nele estão inseridos.

Se somos uma esponja que absorve conhecimento e ele é capaz de moldar a nossa visão, quanto maior o conhecimento qualificado melhor o nosso entendimento sobre a vida. É necessária uma busca desse conhecimento. Na Bíblia se diz: “Meu povo sofre por falta conhecimento”, ou seja, a falta causa-nos sofrimento. O conhecimento é libertador. É necessária uma busca incessante de conhecimento.

O grande problema é que hoje existe excesso de informação, e a maior parte dela é desqualificada, ou seja, não serve para nada. Temos acesso à internet e todos dias recebemos toneladas de informações sobre vida de pessoas famosas, descobertas científicas, acidentes e desastres, conceitos e estudos e muitas outras informações que não ajudam em nada o desenvolvimento humano e ainda ocupam o lugar de informação válida.

Temos um limite de inserção de memória por dia; quando se enche esse limite, nada mais é captado. Como se cada informação recebida fosse já transferida de modo automático para o nosso disco rígido mental, consumindo parte da cota diária existente. Após se encher, nada mais seria guardado, mas descartado. Ao acordar pela manhã, após passar pelas redes sociais, você liga a televisão e vê as notícias do mundo; mais tarde assiste às suas séries preferidas e aos filmes de que gosta. Lê várias reportagens na internet durante o seu tempo livre ou enquanto espera pelo elevador. À noite tem de ir a faculdade para estudar, mas parece que não consegue memorizar nada do que o professor fala. Os conhecimentos compartilhados na aula são difíceis de assimilar, mas você é capaz de lembrar-se do seriado e das reportagens facilmente? A explicação é simples. Passou o dia a se encher de informações, e antes de chegar a noite a memória estava cheia e nada mais caberia lá. Seriados, filmes, reportagens e piadinhas são informações que podem encher a sua cabeça, roubando o espaço daquilo que lhe poderia dar grandes benefícios.

Já é consenso a fadiga de informação que existe na população. Somos expostos a mais informação em uma semana do que os nossos pais durante um ano. Temos acesso a muita informação, mas a pouco conhecimento válido. Válido é aquilo que terá serventia no seu futuro e nos acrescentará degraus em nosso crescimento. O resto é só para encher memória.

Alguns meses atrás estava orando a Deus e reclamava da minha exaustão. Já tinha muito tempo que vivia cansado e minhas férias ainda demorariam a chegar. Veio-me o entendimento de que deveria passar uma semana sem acessar a internet e muito menos as redes sociais. Decidi fazer assim. Logo no segundo dia senti a diferença: já não estava mais cansado e me satisfazia com menos horas de sono. O que ocorreu comigo? Estava sofrendo de excesso de informação.

É necessário saber escolher as informações se deseja receber e dizer “não” às outras. Parar de ver diariamente sites de piadas e brincadeiras lhe renderá muito espaço na memória para reter informação sobre família, trabalho e ministério. Deixar de assistir a seriados compulsivamente lhe possibilitará ver palestras sobre futuro e desempenho. Tudo isso sem contar que se sentirá melhor e captará melhor as boas informações que receberá durante o dia. É necessário ser seletivo e evitar ver aquilo que nada lhe acrescerá. Não é necessário ser vítima do tempo; é possível remi-lo retirando as atividades improdutivas e acrescentando as produtivas. Seriados, filmes e sites de piadas são classificados como entretenimento e descanso, ou seja, devem ser usados moderadamente em um só momento do dia para relaxar. Mas, se essas atividades começam a tomar parte importante do tempo, logo não são para o lazer: são compromissos diários. Não há nada de errado em assistir a algo assim, a questão está em perder uma parte significativa do tempo assistindo a isso. Assistir a um seriado de uma hora por dia não mata ninguém, o problema é terminar uma série que foi feita para assistir em um ano durante uma semana ou um mês. Ir ao cinema é agradável, mas ir várias vezes por semana rouba um pouco a lógica de diversão e lazer. Rir um pouco com piadas da internet não é ruim, mas gastar dezenas de minutos diários procurando por elas demonstra que lhe falta o que fazer.

Tudo tem o seu lugar. Não ter um tempo de lazer é errado. Não dispor de tempo para assistir a algo e relaxar é ruim. Mas gastar muito tempo assistindo somente a isso e não dispor de tempo para receber conhecimento válido lhe causará danos no futuro.

Boa informação geralmente custa caro. Ter acesso a pessoas que realmente tiveram êxito em seus trabalhos e ensinam o caminho das pedras não é barato. Existem muitas pessoas ensinando o que nunca viveram, dando cursos daquilo que só sabem na teoria. Esses são bem mais em conta, mas não é a mesma coisa.

Uma opção mais acessível são os livros. Nas livrarias é possível ter acesso a muitos bons autores através de livros com valores acessíveis a todos. Na verdade é bom ter o hábito da leitura cotidiana, ler sobre todos os assuntos necessários para se ter uma boa formação. Através da leitura é possível se construir com boas informações. Não estou falando de ler romances ou ficções, mas estudos e biografias de pessoas que realmente fizeram ou estão fazendo a diferença pelo mundo.

“Nas livrarias é possível ter acesso a muitos bons autores através de livros com valores acessíveis a todos. Na verdade é bom ter o hábito da leitura cotidiana, ler sobre todos os assuntos necessários para se ter uma boa formação. “

Comecei a ler habitualmente aos vinte anos: comprei um livro sobre design e o li compulsivamente. Depois nunca mais parei. Li mais de três centenas de livros e ainda continuo lendo. É como se a cada livro lido uma nova porta se abrisse à minha mente e eu pudesse ver mais claramente a realidade ao meu redor. Li sobre religiões, empresas, administração, design, marketing e propaganda, filosofia e todo assunto que me interessasse ao entrar nas livrarias. Cheguei a sair com sete livros nas mãos, livros que iria devorar em menos de um mês.

Essa boa leitura me ajudou a me fortalecer e desenvolver nas mais várias áreas de que eu precisava. Acredito que li mais sobre marketing do que em uma faculdade, e mais sobre religião do que em um seminário. Existem milhares de excelentes livros a preços módicos que podem transformar o seu entendimento e aperfeiçoá-lo em vários assuntos. Por que perder tempo assistindo a uma novela se você pode ler sobre assuntos relevantes para a sua vida e ser totalmente mudado?

Você pode ler sobre casamento e aperfeiçoar o seu casamento, como é o caso de Mantenha o seu amor acesso, de Danny Silk. Pode aperfeiçoar a criação dos seus filhos, como é o caso de Criando meninos, de Steve Biddulph Você aprenderá sobre a criança de um menino e tirará todas as suas dúvidas e medos. Pode aprender muito sobre espiritualidade com Bill Johnson sem ter que ir a Redding. É só comprar uma das suas obras. Pode aprender muito sobre marketing, administração e empresas com os maiores especialistas do mundo e não ter que pagar os altos valores de suas palestras. Tudo está à sua disposição na livraria mais perto da sua casa.

Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. (Oséias 4: 6)

A falta de conhecimento causa sofrimento e destruição.

Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida. (Provérbios 4: 13)

É necessário ser apegado à instrução e desejar aprender sempre, sentar-se como aluno todos os dias e reconhecer que ainda existem muitas lições a vivenciar. O aprendizado é continuo até o final da vida. Ele sempre terá algo novo.

Os livros devem ser eternos companheiros, devem estar no seu trabalho, na sua casa, no seu carro e amontoados nas suas prateleiras. Uma biblioteca com centenas de livros é indício de que alguém ali gosta de ler.

Moisés Nogueira de Faria
@moisesnogueiraoficial